domingo, 21 de outubro de 2018

Coronel Gilberto de Freitas

Como esquecer uma personalidade, como ele.
Homem íntegro, de perfil astuto, porém de coração de ouro.
Quando o vi pela primeira vez, percebi que seria uma amizade duradora, me identifiquei muito com ele, com seu jeito de amar nossa cidade, pela luta da dignidade das pessoas e com um brilho de viver e reviver histórias.
Muito aprendi com ele. SEMPRE em suas visitas à Formiga, fazia questão de estar comigo, andando pelos Cemitérios e contando histórias de cada um com uma grandeza de detalhes.
Um dia, ele me desafiou, disse que, apesar de eu ser uma pessoa extremamente criteriosa e organizada, os Cemitérios que foram construídos a mais de 200 anos, estavam arrumados, limpos porém ainda não se encontravam organizados com seus titulares,sem documentação, rindo disse: quero ver se você consegue mexer neste “VESPEIRO”.
Esta conversa, me lembro como se fosse hoje, me deu fôlego e ânimo para resolver essa pendência que realmente ainda gerava transtornos. A crítica construtiva, o desafio se tornaram missão e eu aceitei.
Quando foi lançado o cadastramento, onde cada proprietário teria que procurar o setor para cadastrar os túmulos, qual foi minha surpresa... o Coronel se despencoudo Rio de Janeiro só pra se cadastrar e me dizer ... “já sabia que você (João Carlos Vespúcio) era mais que um funcionário público e que a história dos Cemitérios jamais seria esquecida pois via em minha pessoa o perfil certo para tal missão.
Estava me preparando para falar sobre isto, pois a sua viagem me deixou muito triste. Perdi não só um amigo, mais um confidente, um admirador, um exemplo.
Hoje, mais forte um pouco, só tenho a agradecer a ele por cada visita, cada telefonema, cada carta, pois nos correspondíamos assim... que eram duradouras e muito boas.
Agradecer também por considerar minha família, com um carinho enorme, em cada visita não deixava de agradar nenhum de meus filhos e chamá-los pelo nome, se inteirar da vida escolar e pessoal deles.
Sentirei falta de nossas conversas me apegarei nas cartas e mensagens escritas quando a saudade apertar.
O mundo perdeu um membro, o país um homem, o estado um desbravador, o município um historiador apaixonado e eu perdi um amigo, um exemplo de pessoa que vivia com intensidade e humildade suas paixões.

Pra sempre no meu coração e de minha família ... Coronel Gilberto de Freitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário